Alta Floresta conta, atualmente, com cerca de 13,2 mil pessoas estudando. Os dados são preliminares e fazem parte do Censo Escolar 2011, divulgados pelo Ministério da Educação, recentemente. Os números apontam leve redução ante 2010, quando foram cerca de 13,8 mil contabilizados e estão incluídas as matrículas feitas em todo ensino básico, desde as creches até aos inclusos no programa de Educação para Jovens e Adultos (Eja) nas redes municipal e estadual de ensino, tanto em área urbana quanto rural.
O levantamento aponta que 1,5 mil estão matriculados na educação infantil (sendo 523 em creches e 1.060 em pré-escolas). No ensino fundamental regular (atingo primeiro grau), são 7,3 mil estudantes relacionados. Já no médio (atingo segundo grau), são mais 2,4 mil jovens matriculados.
No programa Eja (destinado a aqueles que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo), são 923 em busca da conclusão do ensino fundamental e outros 1.013 terminando de regularizar o ensino médio.
Conforme Só Notícias informou, no Estado foram matriculados pouco mais de 781 mil estudantes entre todos os sistemas de ensino. Em Sinop, há 28,4 mil; em Sorriso 17,5 mil; em Lucas do Rio Verde o censo somou 10,6 mil e, em Nova Mutum, 8 mil estudantes.