Presos e jovens sob medida socioeducativa de Mato Grosso poderão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O período para inscrições começa nesta segunda-feira (3) e encerrará dia 17 de outubro. A portaria foi divulgada pelo Ministério da Educação, em Diário Oficial da União, ontem, e é válido nacionalmente.
Cada estabelecimento indicará um responsável pedagógico para elaboração das inscrições, bem como, acompanhará todo o processo do exame, até o acesso aos resultados obtidos por aqueles que fizerem as provas. Caberá ainda ao responsável pedir a certificação ou a participação do inscrito no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC, além do atendimento especial para os dias de provas.
O exame será aplicado nos dias 28 e 29 de novembro, nos próprios estabelecimento prisionais, por representantes das Secretaria Estadual de Segurança e administração das unidades.
Já para os demais participantes do Enem, as provas estão mantidas para os dias 22 e 23 de outubro e, em Mato Grosso, pouco mais de 132,5 mil pessoas estão inscritas. No país, são 5,3 milhões de candidatos.