A secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, inspecionará, nesta sexta-feira, a escola estadual Nova Canaã, em Nova Canaã do Norte (200 km de Sinop), que foi interditada na semana passada pelo Corpo de Bombeiros de Colíder, por oferecer riscos aos alunos. Acompanhada por engenheiro e arquiteto da Seduc Rosa Neide conhecerá a realidade do prédio e definirá, a partir de laudo técnico dos especialistas, a melhor forma de sanar os problemas estruturais. A meta é definir coletivamente o destino do atual prédio, e ainda, conhecer os espaços disponíveis para abrigar os estudantes no período da obra. A secretária aproveitará a oportunidade para encontrar um terreno para a construção de uma nova unidade escolar na cidade, com recursos oriundos do Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a assessoria da Seduc, a superintendente de Acompanhamento e Monitoramento da Estrutura Escolar, Nuccia Maria Santos, informou que o valor total da obra da escola Nova Canaã deverá ultrapassar R$ 1 milhão. “A previsão é que todo o teto da escola seja refeito, com colocação de cobertura e estrutura metálica, com telhas isotérmicas, além de instalações elétricas, climatização, banheiros, acessibilidade”, entre outros. “Nossos técnicos trabalharam no final de semana passado para terminar o projeto que será apresentado à comunidade na visita da secretária”, disse.
Em função da interdição do prédio pelo Corpo de Bombeiros Nuccia informa que a Seduc está verificando com o setor jurídico a dispensa de licitação, para que obra comece de forma imediata.
Conforme Só Notícias já informou, mais de mil estudantes são atendidos na unidade e as aulas foram suspensas até que as autoridades responsáveis tomem as devidas providências. O Corpo de Bombeiros constatou na estrutura da escola, materiais desgastados, a exemplo das “tesouras” para sustentar o telhado que estavam sendo consumidas por cupins, paredes rachadas, e problemas na afiação elétrica. A unidade também não teria alvará de funcionamento concedido pela prefeitura e do Corpo de Bombeiros para funcionamento.