O prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), instituiu uma comissão para elaborar o estudo de viabilidade e diagnóstico para implantação do sistema de educação integral em toda rede municipal. A comissão deve definir as medidas a serem adotadas, apresentar possibilidades de implantação, modelos de gestão e análise da atual estrutura, de acordo com decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios, que circula hoje.
O secretário municipal de Educação, Antônio Tadeu Gomes Azevedo, explicou, ao Só Notícias, que dos atuais 14 mil alunos (distribuídos em 21 escolas e 18 creches), a administração já atende cerca de quatro mil no sistema integral, por meio do projeto “Mais Educação”. “A nossa intenção desde início (mandato do atual prefeito) era implantar a educação integral em toda rede municipal. Então, a comissão vai mostrar como devemos fazer isso, se é de forma gradual, qual nossa atual estrutura profissional, que medida a prefeitura terá que tomar”, disse em entrevista ao Só Notícias.
Uma das escolas atendidas atualmente com a educação integral é a Thiago Aranda Martins, o antigo Caic, onde são desenvolvidas oficinas de dança, capoeira, judô, aulas de canto/coral, horta, tênis de mesa e letramento/matemática. O secretário destacou que a implantação do sistema em toda rede, também será discutida com os profissionais da Educação e a sociedade. “Porque a Educação também é um dever da sociedade, que tem que encarar grandes desafios. Porque o projeto não vai mudar apenas a vida dos alunos, mas também interferir na sociedade”, afirmou.
A comissão é formada pelo vice-prefeito Aumeri Bampi (PT) e secretário de Educação, além de mais quatro membros. De acordo com a publicação, ela tem 60 dias para concluir os trabalhos de estudo e análise, para posteriormente iniciarem as discussões dentro da administração municipal.