PUBLICIDADE

Vereadores de Sorriso discutem projeto para compra de computadores do Prouca

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Educação de Sorriso foi convocada para uma reunião com os vereadores de Sorriso para debater o projeto de lei nº 045/2011, que autoriza o Executivo a contratar financiamento junto ao BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no valor superior a R$ 800 mil, para a aquisição de 2.350 computadores portáteis de baixo custo através do Programa Um Computador Por Aluno – Prouca do Governo Federal.
Participaram da reunião, além do presidente Luis Fabio Marchioro (PDT), os vereadores Paulo da Farmácia (PMDB), Elias Maciel (PSB), Leocir Faccio (PDT) e a vereadora licenciada Profª Marisa Netto (PSB).

Alguns questionamentos foram feitos a secretária de Educação, Avanice Zanatta e seus assessores, como se os computadores ficarão na escola ou com os alunos, qual será a programação didática, se a estrutura das escolas como internet e energia elétrica comportam os novos equipamentos, entre outros. Os parlamentares se mostraram favoráveis ao programa, porém a preocupação é que haja viabilidade e a implantação do projeto não se torne apenas um status para a escola e sim uma ferramenta de ensino.

O presidente Luis Fabio sugeriu que seja feita visita a um município que já tenha escolas com o projeto implantado. "Estivemos em contato com diversas cidades que aderiram ao Prouca e constatamos que todas estão em fase de experiência. Por isso, acreditamos que a cautela e o bom senso devem fazer parte desta discussão. Somos favoráveis, nossa preocupação não é desestimular e sim estimular investimentos na educação. Porém, precisamos encontrar a melhor forma para obtermos o sucesso e não nos decepcionarmos", disse.

Durante a reunião ficou definido que a Secretaria fará uma avaliação sobre os assuntos tratados e dará um retorno aos vereadores o mais breve possível para que o projeto possa ser desenvolvido da melhor maneira em Sorriso.
A secretária agradeceu o interesse e o apoio dos vereadores e também a oportunidade de discutir o assunto para dirimir dúvidas que até mesmo a administração municipal tem.

De acordo com o projeto, o prazo para liquidação do financiamento é de 36 meses. O projeto de lei tramita na Câmara a cerca de 30 dias e está nas Comissões Competentes.

O Prouca tem o objetivo de promover a inclusão digital nas escolas das redes públicas de ensino estadual, distrital ou municipal, mediante a aquisição de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE