Os trabalhadores da Educação iniciaram hoje a greve na rede estadual de ensino de Mato Grosso. A paralisação será marcada por um ato público, após a audiência pública sobre as perdas de recursos da Educação, a partir das 14h, na Assembleia Legislativa. A direção central do Sintep recebeu uma nova proposta – o governo sinalizou que a aplicação do piso reivindicado de R$ 1.312 só seria feita em abril de 2012- e irá convocar assembleia geral para a categoria analisar o documento.
Dentre os vários estudos feitos pelo Sintep sobre os recursos da Educação, o último foi socializado com a Secretaria de Estado de Educação, que não fez qualquer contestação. Nele, o Sindicato comprova que o piso de R$ 1.312,00 não ultrapassa os 60% da receita da pasta que devem ser investidos em pagamento de salários. “Portanto, se fosse aplicado, estaria em perfeita conformidade com a Lei Complementar (LC) 388, sancionada pelo governo do Estado em 2010”, diz o Sintep.
“A decisão dos trabalhadores da educação é soberana, por isso toda e qualquer proposta precisa ser avaliada pelos profissionais”, ressalta o presidente da entidade, Gilmar Soares Ferreira. A adesão, conforme Só Notícias já informou, tem sido parcial em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Alta Floresta.
Em todo Estado são cerca de 445 mil alunos na rede pública.
Leia ainda
Greve na rede estadual começa hoje; adesão é parcial no Nortão