Pelo menos 139 candidatos ao cargo de assessor pedagógico em Mato Grosso disputarão as eleições, sexta-feira, nas cidades onde há unidades representantes da Secretaria Estadual da Educação. Estes foram aprovados na primeira fase, que era composta por prova escrita e didática. Mais de 200 estavam pleiteando as vagas.
Em Sinop, de sete candidatos inscritos, foram aprovados e participarão das eleições Paulo Sérgio da Silva e Simone de Souza Naedzold. Em Alta Floresta, disputam o cargo Carlos Alberto Cardoso e Edson Amaro dos Santos.
Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum tiveram apenas um candidato aprovado para a segunda fase. Sonia Ferreira Negri concorre na assessoria sorrisense. Em Lucas, é a atual assessora, Ester Barth. Em Mutum, a candidata é Alice Marlene Faccio Santos. A relação completa com os candidatos pode ser conferida no site da Secretaria Estadual de Educação.
Serão escolhidos 96 assessores que atuarão entre 2011 e 2013. Esta é a primeira vez que a escolha ocorre por eleição. Anteriormente, o cargo era preenchido por meio de indicação. A Assessoria Pedagógica é o representante da Secretaria Estadual de Educação nas regiões.
Vão votar professores e funcionários das escolas da rede estadual.