Os membros do Conselho Superior (Consuni) da Universidade do Estado de Mato Grosso aprovaram por 2/3 a alteração no artigo nº 117 do Estatuto da Unemat que passa a permitir que a instituição de ensino mantenha ou institua fundações de apoio para o desenvolvimento de atividades. Com a decisão um grupo de trabalho composto por cinco membros tem o prazo de 15 dias para propor as formas de trabalho da fundação.
O reitor Adriano Aparecido Silva explicou que a decisão do Consuni marca um passo importante para a Unemat. "Agora a nossa universidade abre um leque de possibilidades de financiamento e de ações. A nossa gestão tem se pautado em garantir a transparência nos atos administrativos e com essa nova roupagem queremos construir os princípios norteadores para construir a nossa fundação ou as nossas fundações, porque podemos manter mais de uma", afirmou.
Adriano disse também que a possibilidade de ter uma ou mais fundação de apoio é muito positivo para a Universidade que pode ampliar a qualidade de ensino, projetos de pesquisa, avançar na ciência, e também nas áreas de extensão e cultura, sem falar no suporte para as ações apoio aos acadêmicos, por meio da nova Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.
Assim que o grupo de trabalho devolver as propostas para a fundação, a Unemat deve remeter as informações ao Ministério Público, adequando-o ao Termo de Ajutamento de Conduta firmado, e também a Assembleia Legislativa.
Dos conselheiros presentes, 37 votaram favoravelmente a alteração no Estatuto da Unemat, dois votaram contrários e um se absteve.