A presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), subsede Sinop, Sidinei Cardoso, confirmou, ao Só Notícias, que se reunirá com o governador Silval Barbosa (PMDB), e pedirá que três extensões sejam transformadas em escolas. Ela justifica que a demanda cresceu e algumas unidades atendem mais do que podem suportar.
Segundo a presidente, em Sinop, há dez escolas estaduais mais as três extensões, totalizando 13 unidades de ensino. Contudo, ela argumenta que algumas, como a Maria de Fátima Gimenez Lopes, optou por atender de forma intermediária, com horários diferenciados para dar conta da demanda. “Os alunos, na parte da manhã, entram às 6h30 e saem às 10h30, e à tarde, das 14h30 às 18h30”.
Sidinei explica que “a última escola estadual construída em Sinop foi há quatro anos, a Edeli Mantovani. O Estado que tem olhar para Sinop de uma forma diferenciada, há faculdades, então, a demanda está crescendo. Se for deixar para construir uma escola a cada dez anos, as escolas não vão suportar”, afirmou.
A reunião já está agendada com o governador para 3 de junho, contudo, poderá acontecer antes do previsto. A rede estadual tem mais de 15 mil alunos em Sinop.