A Secretaria Estadual de Educação divulgou o calendário para a realização das provas do Exame Supletivo Online nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Mato Grosso, no entanto, muitos interessados ainda têm dúvidas quanto a efetivação da inscrição.
Antes de escolher a data para as provas, o candidato deve preencher um pré-cadastro, cujo link é disponibilizado quando clicado no banner Exame Supletivo on-line, na página da Seduc. Nesta ficha deve ser incluso os dados pessoais, endereço, email e telefones para contato e, se o candidato é portador de alguma deficiência.
Após preenchido o pré-cadastro, o sistema irá gerar um nome de usuário e uma senha, para acesso no link “Portal do Aluno (agendamento de exame)”, também incluso quando clivado no banner Exame Supletivo. Nesta página, o candidato definirá a data e as disciplinas que irá responder.
De acordo com o calendário, a partir do dia 4 de maio as provas começarão a ser aplicadas nas cidades de Barra do Garças (no Cefapro), e nos Cejas de Confresa, Juína, Juara, Matupá, Colíder, Cáceres, Pontes e Lacerda e Primavera do Leste. Já a partir do dia 11, iniciam-se as provas nos Cejas de Jaciara, Rondonópolis, Rosário Oeste, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Sinop e Sorriso.
Para fazer a prova de ensino fundamental (antigo primeiro grau), o candidato deve ter mais de 15 anos e, para o ensino médio (antigo segundo grau), 18 anos acima. A estimativa é que a prova dure 50 minutos para cada disciplina e 60 minutos por área de conhecimento (linguagem, ciências da natureza e ciências humanas). A lista com os conteúdos das provas também está disponível no site da secretaria.
No último exame supletivo, em 2009, realizado de forma presencial, aproximadamente 120 mil pessoas foram atendidas.