O secretário municipal de Educação, Antônio Tadeu Gomes Azevedo, acredita que será definida hoje proposta consensual com a Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) para o fim da greve de 1,4 mil profissionais da Educação. “As negociações avançaram e vários pontos foram esclarecidos. Não há mais dúvida sobre qualquer situação”, disse hoje, em entrevista ao Só Notícias, sem mencionar mais detalhes do aspecto econômico e técnico das negociações. Esta manhã, os profissionais da Educação se concentram em frente a prefeitura, aguarandano início da reunião.
Desde segunda-feira, o Sintep e a prefeitura analisam impacto financeiro na folha salarial e a viabilidade de serem atendidos três itens da última contraproposta feita pelo executivo, não aceitos pelos funcionários. Segundo Tadeu, trata-se da concessão da hora atividade de 33% aos professores; jornada de 30 horas também para os funcionários de apoio e revisão das tabelas (do plano de cargos e salários).
Enquanto a greve prossegue, a secretaria tem contratado servidores temporariamente e informa que parte das escolas e creches voltaram a atender, sendo dadas algumas aulas. De acordo com a secretaria de Educação, nas creches do Camping Club, São Cristóvão, Gente Feliz, São Francisco de Assis, Jardim das Palmeiras e União e nas escolas municipais Uilibaldo de Vieira Gobbo e Armando Dias os alunos já são atendidos. Não há previsão para as demais unidades. A greve dura mais de 43 dias.