Começa hoje, a partir das 14h, o período de inscrições para o Exame Supletivo online, pelo site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Pelo método, o candidato poderá agendar a data da prova e o local, em 22 dos 24 Centros de Educação de Jovens e Adultos. Alta Floresta é uma das unidades onde não haverá a aplicação de provas, no primeiro momento, devido a questões de infraestrutura.
Um dos locais onde é esperado maior número de inscrições é Cuiabá, no bairro Grande Terceiro. As provas poderão ser agendadas após 25 de abril para os Cejas instalados em Cuiabá e Várzea Grande. Outras nove unidades de Ceja (que ainda serão definidas) ofertarão as provas a partir de 2 de maio.
Em mais nove (que também serão escolhidas) iniciam a partir de 9 de maio. As datas foram escolhidas para manter a organização do projeto, que é pioneiro no Estado. Até a 14 de março o edital com critérios e todo detalhamento do Exame Supletivo será publicado em Diário Oficial do Estado.
O novo sistema ampliará o atendimento garantindo a certificação ensino fundamental, a todos com mais de 15 anos, e médio, acima de 18 anos, que quiserem concluir ou avançar nos estudos. A estimativa é que a prova dure 50 minutos para cada disciplina e 60 minutos por área de conhecimento (linguagem, ciências da natureza e ciências humanas). A lista com os conteúdos das provas também está disponível no site da secretaria.
No último exame supletivo, em 2009, realizado de forma presencial, aproximadamente 120 mil pessoas foram atendidas.