Os mato-grossenses podem fazer, a partir de 2ª feira (14), inscrições para a prova do Exame Supletivo deste ano. Devem acessar o sistema para o procedimento na página da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Pela primeira vez em Mato Grosso a inscrição e agendamento das provas serão realizadas pela internet e com mediação tecnológica. No último exame, em 2009, mais de 140 mil pessoas foram atendidas.
De acordo com o gerente de organização dos Exames Supletivos, Antônio Marcos Passos de Mattos, as provas poderão ser realizadas em 22, dos 24 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) do Estado. Apenas as unidades Ariosto da Riva (na cidade de Alta Floresta) e Vera Pereira (em Cuiabá, no bairro Grande Terceiro) não terão as provas, em decorrência de questões de infraestrutura que impediram o desenvolvimento de rede lógica. Quem estiver na região de Alta Floresta terá de fazer o agendamento em outra cidade.
Pelo sistema o interessado terá acesso à listagem com os nomes dos locais onde as provas serão ofertadas e ele poderá optar seguindo a opção que melhor atender as suas especificidades. As provas só poderão ser agendadas após 25 de abril para os Cejas instalados em Cuiabá e Várzea Grande.
Em nove unidades de Ceja (que ainda serão previamente definidas) as provas serão a partir de 2 de maio. E outras nove (a serem também selecionadas) a partir de 9 de maio. A decisão de escolha para datas deve-se ao fato de que o projeto é pioneiro no Estado e visa à melhor organização do processo. Até a data de 14 de março o Edital com critérios e todo detalhamento do Exame Supletivo serão publicado em Diário Oficial do Estado.
As provas serão em laboratórios contendo 11 máquinas, sendo que uma delas estará adaptada com uma tela touchscreen (semelhante às empregadas nos terminais eletrônicos que é sensível ao toque) que permite ao usuário que não possua afinidade com manuseio de equipamentos eletrônicos a realização do exame. O período de realização será de 50 minutos para cada disciplina e de 60 minutos por área de conhecimento (Linguagem, Ciências da Natureza e Ciências Humanas).
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso investiu também na aquisição de câmeras de segurança, webcam, e leitores biométricos para que toda a lisura do processo de realização das provas seja garantido. Para garantir o atendimento e a democratização da educação.
O coordenador Antônio Marcos lembra que é fundamental que todo candidato se apresente para a data de realização da prova munido com documento com foto. O interessado também irá passar pelo leitor biométrico que vai registrar a impressão digital do candidato.