PUBLICIDADE

Nova Mutum pode mais turmas em programa de alfabetização

PUBLICIDADE

O prazo para inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado terminaria hoje e Nova Mutum já tem uma turma fechada. Mas o número de futuros alunos pode aumentar porque a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) decidiu prorrogar o prazo das inscrições. Agora, os interessados, têm até o dia 3 de março para se matricular. As inscrições estão sendo feitas diretamente na escola Caminhos do Saber, onde serão ministradas as aulas, com início previsto para o dia 14 de março. São duas horas e meia por dia, de segundas às quintas-feiras, exceto às sextas-feiras, reservadas para planejamento e orientações da coordenação para a professora.

De acordo com a coordenadora do Programa Rosmeri Fátima Feroldi Agnolin, a adesão de Nova Mutum ao Programa Brasil Alfabetizado não representa apenas o cumprimento da lei, é o cumprimento de parte das metas da Administração Municipal que buscam o desenvolvimento humano do cidadão mutuense. "O Poder Executivo faz a sua parte, oferecendo a oportunidade", diz. E esta oportunidade começa a ser aproveitada por um grupo de pessoas. "Além dos inscritos na primeira turma, outras pessoas estão aguardando o fechamento de mais uma turma, para que tenham a oportunidade de estudar", observa.

A faixa de idade dos inscritos, segundo Rosmeri, vai de 34 a 63 anos. "São pessoas empregadas e desempregadas, de todas as idades e das mais diversas atividades econômicas, que estão encontrando no Programa uma oportunidade e ampliar seus conhecimentos", diz. A coordenadora lembra que a educação, o conhecimento enfim, é um patrimônio que ninguém tira. "Você pode perder qualquer coisa material, mas aquilo que você aprende é uma riqueza sua, para sempre, além de lhe garantir mais autonomia no gerenciamento da própria vida", reforça.

Rosmeri lembra que o Programa Brasil Alfabetizado é uma espécie do antigo Mobral, ou seja, quer oportunizar alfabetização para quem cursou, no máximo, até o segundo ano do ensino fundamental "Este programa é para quem não tem nenhuma leitura, é uma espécie de pré-escola. Depois de passar por essa fase, a pessoa estará preparada para ingressar no Centro de Educação de Jovens e Adultos( Ceja)", explica Rosmeri.

As inscrições, portanto, podem ser feitas das 7h às 11h e das 13h às 17h, mediante apresentação de cópia do RG, do CPF se tiver, e da certidão de nascimento ou casamento. A pessoa não precisa necessariamente estar trabalhando com carteira assinada. Mas o foco principal são pessoas da faixa dos 40 aos 60 anos de idade. "O programa tem duração de oito meses, com duas horas aula por dia. No final, os alunos recebem um certificado de frequência que os credenciará a se matricular no Ceja", esclarece a coordenadora.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Servidora do IFMT conquista prêmio Jovem Investigadora em Portugal com dissertação

A servidora Camila Beatriz Bennemann, do campus Tangará da...
PUBLICIDADE