O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) aguarda uma audiência com a secretária Estadual de Educação, Rosa Neide Sandes, prevista, inicialmente, para esta manhã, em Sinop. “Estava marcada para às 8h, mas chegamos aqui [prefeitura] e fomos informados que só vão chegar [a equipe do Estado] ao meio-dia”, explicou, ao Só Notícias, a presidente do Sintep, Sidinei Cardoso.
De acordo com Sidinei, dois assuntos deverão ser discutidos. “Sobre a rede estadual, vamos entregar uma pauta de reivindicação sobre tudo o que está acontecendo nas escolas, o que falta e o que não falta, e pedir uma audiência para falar somente sobre as escolas estaduais”, afirmou. Há unidades que precisam de reformas, carteiras, materiais.
Sobre a greve na rede municipal que hoje completa uma semana, a equipe da Secretaria Estadual de Educação vai buscar saída conjunta com a secretaria municipal. Semana passada, a prefeitura pediu para o Estado assumir algumas escolas e, com isto, ter mais fôlego financeiro para atender algumas reivindicações. A categoria cobra que todos funcionários municipais (professores, zeladoras, merendeiras, técnicos) sejam inseridos no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), além da criação da jornada de 30 horas/semanais para professores.
Um grupo de servidores continua mobilizado em frente a Secretaria de Educação. Hoje, acompanham o movimento os profissionais da rede estadual, que paralisaram as atividades por 24 horas.