A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio da Faculdade Indígena Intercultural, ofertará novo curso de graduação para população indígena de Mato Grosso. Por meio do convênio entre a universidade e Secretaria de Estado e Educação (Seduc) serão oferecidas 50 vagas no curso de Pedagogia Indígena. A nova edição do vestibular indígena ofertará 100 vagas, sendo 50 destinados a Pedagogia Indígena e 50 voltadas para outras licenciaturas já desenvolvidas pela faculdade que são Línguas, Artes e Literaturas; Ciências Matemáticas e da Natureza; e Ciências Sociais. Estas serão financiadas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec/MT). A Prefeitura Municipal de Barra do Bugres e a Fundação Nacional do Índio (Funai) também são parceiras na concretização dos cursos.
De acordo com o coordenador da Faculdade Intercultural Indígena, Elias Januário, a previsão é que as provas do vestibular aconteçam no final de fevereiro para o ingresso dos novos alunos em julho. A Faculdade Indígena já formou 276 professores índios em duas turmas.
A autorização do vestibular foi assinada, nessa segunda-feira (10.01), no campus da Unemat de Barra do Bugres durante evento de recepção dos novos alunos do curso de Especialização em Educação Escolar Indígena pelo reitor da Unemat, Adriano Silva, pelo secretario da Secitec, Eliene Lima, pelo representante da Seduc Félix Rondon Adugoenau; pela pró-reitora de Ensino e Graduação da Unemat, Ana Maria Di Renzo; pelo coordenador Elias Januário e demais autoridades acadêmicas. O evento também marcou a volta às aulas dos alunos da terceira turma de graduação que realizam a VII Etapa Intensiva de seus cursos.
O pioneirismo da universidade na oferta da graduação específica e diferenciada para povos indígenas foi destacado pelos presentes. Uma ação de política afirmativa voltada para a inclusão dessas populações no ensino superior que começou em 2001 e que é reconhecido por entidades internacionais como ONU e a Unesco. "Formamos professores que permanecem nas aldeias", declarou Elias Januário falando sobre o sucesso da Faculdade Indígena na garantia da permanência nas aldeias dos professores índios formados pela instituição
Elias destacou o trabalho de alunos e ex-alunos da faculdade na produção de materiais específicos para o desenvolvimento das atividades pedagógicas nas aldeias. Pela Faculdade Indígena já são 27 livros editados que são exemplos de difusão dos conhecimentos produzidos e socializados pela universidade.
O reitor Adriano Silva reafirmou o compromisso da gestão da universidade no fortalecimento das ações desenvolvidas pela faculdade. Ações que abrangem desde a capacitação, por meio de cursos de extensão, até a pós-graduação em nível de mestrado. "É um de nossos compromissos fortalecer cada vez mais as ações da Faculdade Indígena", falou o reitor aos alunos e representantes indígenas presentes.
Adriano Silva falou sobre a necessidade de garantia da formação continuada e da possibilidade da oferta de um mestrado interinstitucional específico para alunos índios, por meio de convênio da Unemat, com outra instituição de ensino superior como a UnB.
Para o secretário da Secitec e representante da Seduc, presentes no ato, o reitor ressaltou a importância da parceria entre universidade e as secretarias como Secitec e Seduc na execução de projetos que contribuam para desenvolvimento do Estado .
O secretário Eliene Lima elogiou o trabalho desenvolvido pela Faculdade Indígena e falou da importância dessas ações desenvolvidas pela Unemat que contribuem para garantia da autonomia dos povos indígenas. Lima também destacou o papel da educação como um dos elementos que garantem a melhoria de vida das pessoas.
A pró-reitora de Ensino e Graduação da Unemat destacou necessidade de se ampliar cada vez mais o acesso da população ao ensino já que a educação é parte dos direitos fundamentais garantidos pela Constituição. A promoção da educação, segundo a pró-reitora, deve respeitar três eixos principais que são: o respeito à diversidade étnicocultural, a ampliação das vagas nas instituições de ensino e a inovação tecnológica.