A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) oferecerá 1,9 mil vagas nos cursos dos 10 campi, no primeiro semestre do ano que vem. A seleção será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos já podem consultar os cursos e as vagas disponíveis além do cronograma completo. As inscrições serão realizadas de 7 a 11 de janeiro.
No sistema, o candidato deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Após esse passo é importante que os estudantes verifiquem o sistema de forma constante para conhecer a nota de corte preliminar com base na nota do Enem. O sistema a atualiza e durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino entre os dias 18 a 22 de janeiro para fazer a matrícula. A segunda chamada será divulgada no dia 28 de janeiro e as matriculas ocorrerão no período de 1 a 5 de fevereiro. O participante que foi selecionado para a sua primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.
Caso ainda haja vagas disponíveis após as duas chamadas, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entres os dias 28 de janeiro a 8 de fevereiro e o estudante só pode manifestar interesse na lista de espera para o curso de sua primeira opção.
O Sisu é o ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar alunos para cursos de graduação com base nas notas obtidas no Enem. Durante o período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente no portal. As informações poderão ser consultadas a qualquer hora do dia. No próprio sistema, o estudante já pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.
O site permite ainda localizar cursos e vagas por meio de pesquisa com a indicação do município, da unidade da federação e da instituição de ensino. É possível ainda saber em quais instituições estão as vagas pretendidas.