A criação da Universidade Estadual do Norte de Mato Grosso com a descentralização da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop, da sede em Cáceres, será discutida, amanhã, às 19h, em audiência pública na câmara. Autoridades e acadêmicos de toda região devem participar.
A vereadora Leozenir severo (PSD), autoria do requerimento, explicou que uma das principais vantagens com o campus independente da sede, seria a autonomia administrativa. “Porque o campus hoje é polo para toda região, só que é administrado por Cáceres, que está a 700 quilômetros de distância. Então, isso acaba engessando um pouco”, disse, em entrevista ao Só Notícias. “Queremos mostrar na audiência que realmente a população, a comunidade acadêmica, quer a criação da universidade”, acrescentou.
Tudo o que for discutido na audiência será documentado, segundo Leozenir, e encaminhado ao governador Silval Barbosa (PMDB). “Ele tem que analisar, até porque para isso ser aprovado, é necessário que o governo envie projeto à Assembleia Legislativa. Então, a audiência é um primeiro passo”, disse.
Atualmente oito cursos são oferecidos na Unemat de Sinop, que tem aproximadamente 2 mil alunos: Administração, Letras, Matemática, Pedagogia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Ano que vem, uma turma especial para Ciências da Computação deve aberta no campus, no entanto, a administração desse curso será do campus de Colíder.