PUBLICIDADE

Escolas públicas de Sinop superam média nacional do Enem 2011

PUBLICIDADE

Os desempenhos obtidos pelos alunos das escolas estaduais Enio Pipino, Nilza Pipino e Olímpio João Pissinati Guerra, durante o Exame Nacional do Ensino Médio de 2011 (ENEM) fizeram com que as escolas recebessem notas superiores a média nacional, que foi de 474,2 pontos (a partir da participação de 891 mil alunos), segundo dados divulgados pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante, ontem.

Na escola Nilza, 183 alunos realizaram as provas. A média geral alcançada pela unidade foi de 495,2 pontos. Da escola Pissinati, 54 estudantes fizeram as provas, resultando na média de 476,7 para a unidade educacional. Já na escola Enio, foram 219 participantes e a média geral alcançada foi de 475,4 pontos.

De acordo com o MEC, a metodologia utilizada para calcular os resultados do Enem por escola é semelhante à usada na Prova Brasil e só levou em consideração, para fins de divulgação, escolas com no mínimo 10 participantes no exame e 50% de taxa de participação dos concluintes do ensino médio. Segundo o ministro, o método foi “o mais objetivo possível” e por isso a média final levou em conta somente as quatro provas objetivas (linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências naturais).

Na divulgação dos dados, o ministro lembrou que as informações são para que as escolas possam fazer uma análise pedagógica criteriosa de como os seus respectivos estudantes evoluíram. “O Enem não é um ranking entre as escolas. Ele é insuficiente como instrumento de avaliação do estabelecimento. O Enem avalia o aluno. Não podemos comparar as escolas, com naturezas distintas. Por exemplo, a maioria das escolas do Brasil são de portas abertas. No entanto, escolas que selecionam os ingressantes tendem a ter um desempenho melhor”, pontuou Mercadante, por assessoria.

Entre as escolas da rede particular, seis aparecem na relação divulgada pelo Mec. Destas, apenas três superaram a média nacional que foi de 569,2 pontos (obtida a partir dos resultados de 247 mil alunos da referida rede). A maior média obtida foi no colégio Regina Pacis, com 591,5, com participação de 76 participantes. O colégio Cristhiane Archer Dal Bosco (CAD) teve média de 576,6 pontos, a partir da participação de 33 alunos. A Escola Cenecista Santa Elisabete (Cnec) é o outro destaque, com média de 574,9 pontos, a partir da participação de 12 estudantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

Servidora do IFMT conquista prêmio Jovem Investigadora em Portugal com dissertação

A servidora Camila Beatriz Bennemann, do campus Tangará da...
PUBLICIDADE