Uma parceria entre universidade e Poder Judiciário possibilitará maior suporte técnico-científico para as decisões relativas à preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. A criação do Centro Sistêmico do Meio Ambiente (Cesima) foi trratada entre reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso, Juizado Volante Ambiental, 4ª Vara Cível, na sede da Universidade em Cáceres. O projeto tem como objetivo reunir as instituições com foco ao tratamento conjunto sobre as questões ambientais. De acordo com o desembargador José Zuquim Nogueira, a parceria entre as áreas jurídica e acadêmica vai permitir a constituição de equipe técnica-científica para embasar a tomada de decisões. "A magistratura encontra ainda dificuldade de acervo técnico em Mato Grosso para que nossas decisões busquem se fazer com mais justeza", declarou.
A Unemat desenvolve oitos programas de mestrado, sendo cinco na área ambiental. Dentre eles, o Mestrado em Ciências Ambientais, em Cáceres, que congrega pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. "Os docentes da Unemat já desenvolvem pesquisas multidisciplinares, que incluem as áreas de Ciências Ambientais, Biologia, Geografia, Agronomia, Engenharia, Direito, dentre outras, construindo um amplo banco de dados sobre o Pantanal Mato-grossense", explicou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Antonio Francisco Malheiros.
A universidade tem mais de 200 professores doutores no quadro, que trazem recursos externos por meio de agências de fomento. "Precisamos fomentar na Unemat políticas de pesquisa de interesse para o desenvolvimento do Estado. Além de formar pessoas, a Universidade desenvolve ciência para contribuir com o crescimento de Mato Grosso", afirmou o reitor Adriano Silva.