A Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, é a única instituição mato-grossense relacionada em um ranking de 50, com melhores desempenhos na sétima edição do Exame da Ordem Unificado, realizado pela OAB em julho. De 49 participantes, 26 foram aprovados, resultando na taxa de 53,06% aprovados.
No entanto, Mato Grosso também tem uma instituição na relação das 50 instituições com os menores desempenhos. Da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (Uned), foram registrados 56 participantes. Destes, apenas um foi aprovado (taxa de 1,79%). Conforme o ranking, disponibilizado pelo portal Terra, há casos de instituições que não tiveram nenhum acadêmico aprovado no exame.
O referido ranking levou em consideração apenas as faculdades que tiveram mais de 20 bacharéis ou estudantes de direito presentes na prova, que é obrigatória para que os formandos possam exercer a advocacia. Ao todo, o certame reuniu 109,6 mil candidatos. Destes, apenas 16,5 mil foram aprovados. O elevado índice de reprovação, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), é reflexo da proliferação de faculdades sem qualidade.
Nos últimos anos, o número de cursos de direito no Brasil aumentou consideravelmente, passando de 886 em 2005 para 1.259 em 2012, segundo informações do INEP/MEC.