PUBLICIDADE

Rede pública de Sorriso recebe mesma nota anterior do Ideb

PUBLICIDADE

A análise do Ministério da Educação aponta que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 gerados para o ensino fundamental da rede pública de Sorriso teve casos de repetições às atribuições feitas no último levantamento, em 2009. Quando analisado de modo geral (redes estadual e municipal), o Ideb alcançado foi de 5,2 para séries iniciais (até 4ª série/5º ano) e, 4,5 para séries finais (até 8ª série/ 9º ano). As mesmas notas foram conquistadas no Ideb anterior, no entanto, ainda superaram as expectativas do ministério, pois as previsões eram de 4,4 e 3,9, respectivamente.

Quando analisado apenas o ensino fundamental da rede estadual, houve atribuição de notas apenas para os anos finais. O Ideb alcançado foi de 4,4, superior ao previsto que era de 3,4 e, também, maior do que a meta programada para ser alcançada em 2015 (4,2). Em 2009, o índice alcançado foi de 3,8. Alunos de cinco escolas foram avaliados.

Já na rede municipal, foram analisados os desempenhos dos alunos de 17 escolas. Nas séries iniciais do ensino fundamental, o Ideb alcançado foi de 5,2. Nas finais, o índice foi de 4,6. Nos dois casos, repetiram-se as notas conquistadas em 2009. Conforme o MEC, a nota atingida nas séries iniciais era projetada para 2017. Já nas finais, o índice superou a previsão feita para 2013.

O Ideb, conforme Só Notícias informou, é calculado a partir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a cada dois anos. Com base nessas informações, são atribuídas notas para cada escola pública do país, assim como para as redes de ensino e para os municípios e os Estados. Cada escola, prefeitura e governo estadual tem uma meta que deve ser atingida de dois em dois anos.

O indicador atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5º ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio. Para este último, não são disponibilizados os dados municipais, apenas para Estado, região ou país.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE