Dados do Ministério da educação apontam que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental em Mato Grosso aumentou em 2011 saindo de 4,9 pontos em 2009 para 5,1, ficando acima da meta a ser alcançada que era de 4,4 pontos. Por outro lado, no ensino médio no Estado não conseguiu atingir a meta projetada de 3,4 pontos no ano passado ficando com 3,3 pontos. Em 2009, o Ideb do ensino médio era 3,2 pontos, o que significa que o Estado também não piorou o índice.
Conforme os dados do MEC, todos os estados brasileiros cumpriram a meta do Ideb para os anos iniciais do ensino fundamental em 2011. Mas no ensino médio, o indíce piorou em 9 estados. O indicador avalia a qualidade do ensino do país a partir das taxas de aprovação e do desempenho de escolas, municípios e estados na Prova Brasil.
Desde a criação do indicador, em 2005, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais. No país conforme o MEC, nos anos iniciais (2º ao 5º), o Ideb nacional alcançou 5. Ultrapassou não só a meta para 2011 (de 4,6), como também a proposta para 2013, que era de 4,9. Nessa etapa do ensino, a oferta é prioritariamente das redes municipais, que concentram 11,13 milhões de matrículas, quase 80% do total. O índice para os anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal foi calculado em 5.222 municípios. A meta para 2011 foi alcançada por 4.060 deles (77,5%).
Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, o Ideb nacional atingiu 4,1 em 2011 e ultrapassou a meta proposta, de 3,9. Considerada tão-somente a rede pública, o índice nacional chegou a 3,9 e também superou a meta, de 3,7. De todos os municípios (cerca de 4,3 mil) submetidos à avaliação do índice para os anos finais do ensino fundamental, 62,5% atingiram as metas, que foram superadas também em todas as regiões do país.
Se no primeiro ciclo do ensino fundamental o resultado dos estados foi satisfatório, nos anos finais 7 estados não atingiram as metas: Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Sergipe, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Mato Grosso, por outro lado, destaca-se por ter ultrapassado a meta em mais de 1 ponto.
No ensino médio, em termos nacionais, incluídos ensino público e particular, foi igualada em 2011 a meta para o ensino médio, de 3,7. O indicador é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de aprovação percentual.