Terminou, agora há pouco, o encontro de profissionais da área da educação – Mobilização Pela Educação, em um centro de eventos da cidade, com cerca de 600 professores, técnicos, zeladoras, merendeiras, diretores. A proposta, que é do Governo Federal, foi aderida pelo município que realizou o evento pela Secretaria Municipal de Educação. O objetivo geral é a melhora na educação com a inclusão de diversos segmentos da sociedade.
Agenda incluiu palestras e debates sobre temas variados durante todo o dia. Dentre eles, o plano de educação recém- aprovado pela Câmara Federal. “A notícia positiva da aprovação desse plano foi aqui exposta. A partir de agora, fica estipulado 10% do PIB para a educação e isso só aconteceu por conta de mobilizações como esta, em todo o país”, disse Aguinaldo Garrido, presidente do Conselho Estadual de Educação.
Outra palestra também abordou temas como o desenvolvimento integral de crianças com até seis anos. “debates como este que reúnem novas temáticas serão sempre de suma importância aos profissionais, tendo em vista a nova legislação, obrigatoriedades de atendimento entre outros”, ressaltou a professora Jaqueline Pasuch, uma das palestrante.
Além de profissionais da área, entidades religiosas, agentes financeiros, instituições governamentais e não governamentais também enviaram representantes para acompanhar o evento. “Sem mobilização não há educação. Sem esta organização não é possível fazer valer preceitos fundamentais sobre tudo que envolve a formação de um cidadão. E isso se baseia na educação”, ressaltou Laídes Baumann, presidente do Conselho Municipal de Educação.