O candidato à presidência do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, professor Henrique Lopes do Nascimento, de Alta Floresta, se reuniu, esta manhã, com os profissionais de Sinop. Ele detalhou as três principais linhas defendidas pela chapa única: “Determinação, Ousadia e Luta”, que lidera, tendo no grupo o atual presidente da entidade, Gilmar Soares, concorrendo a secretário de Comunicação.
A primeira “frente” é a cobrança pela aplicação do piso salarial nacional no valor de R$ 1.937 ao professores, que disse “valer para todos os trabalhadores, tanto ensino médio, com nas redes estadual e municipal. Vamos exigir que do governo estadual que avance nesse sentido”. Outra linha é a satisfação pessoal dos profissionais, com mais qualidade no trabalho. “Nas visitas às cidades mais do interior, há escolas sem às mínimas condições”, disse, ao também lembrar professores com problemas de saúde por conta disso e criticar as avaliações feitas para o alcance de metas na educação, diante das condições que avaliou deficientes.
A última “linha” tratada pelo professor, é em relação a estruturação do Sintep, principalmente nos pólos do Estado, além da articulação para o aperfeiçoamento da formação política também. Ele segue agora para Peixoto de Azevedo, de onde parte para Colíder.
As eleições no Sintep acontecem dia 15, das 8h às 20h, em locais que devem ser ainda confirmados. Além presidência estadual, vão ser eleitos os coordenadores regionais e os presidentes das sub-sedes na cidades. Em Sinop, Valdeir Pereira concorre à coordenação, já a professora Sidinei Cardoso busca a reeleição para a sub-sede.