As inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) Urbano 2012 foram prorrogadas pelo Ministério da Educação e os interessados terão até de 15 de junho para se inscreverem. Em Mato Grosso, o rpograma será ofertado em 12 escolas estaduais, sendo elas em Cáceres, Pontes e Lacerda, Sorriso, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Garças, Diamantino, Primavera do Leste e Alta Floresta. As aulas estão previstas para iniciarem dia 18 de junho.
Por meio de assessoria, o técnico da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e coordenador do programa no Estado, Itamar José Bressan, a mudança foi necessária para que estados e municípios de todo o País tenham mais tempo para preencherem as vagas disponíveis. Para Mato Grosso são 2 mil e até o momento 424 pessoas se inscreveram, o que representa 21,2% do total.
"O último prazo era dia 30 de abril e com a prorrogação para dia 15 de junho teremos mais de um mês para intensificarmos o trabalho de divulgação do ProJovem", disse. O programa oferta aos jovens de 18 a 29 anos, que não concluíram o Ensino Fundamental, a oportunidade de concluírem os estudos em 18 meses a ainda adquirirem qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho. Os participantes ainda recebem ajuda de custo mensal de R$ 100.
Itamar Bressan conta que em breve a Seduc divulgará edital de processo seletivo para contratação de 70 educadores que trabalharão com o programa, em sala de aula. "Esses profissionais também nos ajudarão dentro desse período na divulgação e na sensibilização do público alvo, para participação", afirmou.