A Secretaria de Estado Educação (Seduc) promoverá a partir de maio deste ano uma série de atividades formativas com profissionais da Educação de todos os 141 municípios visando colocar em prática o programa estadual "Alfabeletrar: Jornada de Mato Grosso". A Jornada visa intensificar a alfabetização de todas as crianças do Estado até os oito anos de idade e combater o analfabetismo entre jovens e adultos.
Coordenado pela Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais e com participação das superintendências da Seduc, o programa visa intensificar o trabalho pedagógico com formação de professores para que possam melhorar a tarefa de alfabetização e letramento das 38 mil crianças que cursam o 1º ciclo (06 a 08 anos) de Formação Humana, nas Escolas Estaduais. "A meta da Secretaria e o compromisso do Governo do Estado é de que todas as crianças de Mato Grosso ingressem no 2º ciclo (09 a 11 anos) sabendo ler e escrever", destacou a Superintendência de Formação, Ema Marta Dunck Cintra.
Mato Grosso ainda possui 180.059 alunos que cursam entre o 1º e o 5º ano (06 a 11 anos) em Escolas municipais. De acordo com Ema, a Seduc apoiará o esforço de alfabetização das crianças até os 08 anos nessas redes por meio dessas atividades formativas que também abrangerão profissionais das Secretarias Municipais de Educação. "A perspectiva é realizamos em maio uma grande formação em Cuiabá com todos os professores articuladores das 394 Escolas Estaduais que possuem o 1º ciclo. Esse evento também contará com a participação de dois representantes de cada prefeitura", contou.
De acordo com a coordenadora na Seduc, dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros), Josimar Miranda Ferreira, após o evento na capital, articuladores, profissionais dos Cefapros e das Secretarias municipais, e a equipe da Seduc reproduzirão a mesma formação com todos os professores regentes (que atuam em sala de aula) das escolas do Estado que ofertam o 1º ciclo, e das unidades municipais dos anos iniciais. "A ideia é ofertar aos educadores que estão no dia-a-dia do trabalho de ensinar, subsídios pedagógicos para aprimorar suas metodologias de ensino. Melhorar o ensino é fundamental para que todas as crianças com até oito anos sejam alfabetizadas", disse.