Após protestos dos acadêmicos em Sinop, nas últimas semanas, para serem contratados mais professores e melhorada a estrutura no campi, o governador Silval Barbosa autorizou, hoje, novo concurso público para suprir a demanda dos seis cursos criados em 2006 que ainda não têm quadro efetivo: Engenharia Civil, em Sinop, Comunicação Social, em Alto Araguaia; Engenharia de Alimentos, em Barra do Bugres; Educação Física, em Cáceres; Enfermagem, em Tangará da Serra; Agronomia em Nova Xavantina.
Também foi autorizada chamada imediata de 113 profissionais técnico-administrativos para atuação nos diferentes campi, aprovados no concurso realizado em outubro do último ano. As demais 86 vagas previstas em edital serão convocadas a partir do segundo semestre deste ano. Técnicos da Pró-reitoria de Administração estão definindo, juntamente com a Secretaria de Estado de Administração, os procedimentos necessários para a posse dos profissionais.
“O governo solicitou que seja feito estudo para atender, além dos cursos regulares, as turmas oferecidas na modalidade a distância, seja por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), seja por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec)”, disse o reitor Adriano Silva.
Orçamento – O Governador Silval Barbosa garantiu a execução orçamentária de R$ 168 milhões para Unemat, previstos para 2012. O montante será utilizado para a folha de pagamento, custeio e manutenção e investimento em estrutura e equipamentos. “A preocupação é investir na qualidade dos 48 cursos regulares oferecidos em todo o Estado e ampliar as vagas nas modalidades diferenciadas, atendendo todos os municípios do Estado”, afirmou o reitor.
Neste ano, serão investidos mais R$ 18 milhões em equipamentos de laboratórios, computadores, ônibus e veículos para aula a campo, reforma e ampliação de prédios e instalação elétrica, recursos áudio-visuais, carteiras, livros e estrutura de tecnologia da informação.