A construção do campus do Instituto Federal de Mato Grosso em Alta Floresta pode começar ainda este ano. De acordo com a prefeita Maria Izaura Dias, o início depende da definição do local onde a estrutura será instalada. “Estamos esperando a reitoria definir o terreno. Temos duas localidades disponíveis, onde era a antiga escola agrícola e uma mais dentro da cidade. Estamos tratando desses detalhes com eles [reitoria]”, explicou, ao Só Notícias, a gestora.
A área da antiga escola agrícola é localizada a aproximadamente 25 quilômetros do município. Já o outro espaço, de acordo com a prefeita, é uma área particular. “O terreno é de um empresário que já disponibilizou. É uma área de 60 mil metros quadrados na cidade”, destacou. Ainda segundo a prefeita, caso a unidade agrícola não seja escolhida, ela poderá ser reativada como ponto de treinamentos do instituto. Os cursos técnicos ainda estão em fase de escolhas.
O anúncio da nova unidade de educação profissional foi feito em agosto do ano passado, pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad, com previsão de início das atividades até 2014. Além de Alta Floresta, foi confirmada a implantação de campi também em Primavera do Leste e Várzea Grande. A projeção de investimentos atinge R$ 10 milhões.
Conforme Só Notícias informou, Mato Grosso conta atualmente com 11 sedes, sendo duas em Cuiabá, uma em Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Juína, Campo Novo dos Parecis, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, São Vicente e, a mais recente, em Sorriso.