Termina dia 17 o período de cadastramento para os interessados em freqüentar as aulas do Programa Brasil Alfabetizado (PAB), que tem como público alvo jovens, adultos e idosos (idade mínima de 15 anos), que não sabem ler e escrever. Além do período de matricula para novos alunos, também está aberto o cadastro para alfabetizadores e coordenadores que desejam atuar no PAB local.
Os alunos interessados em assistir as aulas podem procurar os presidentes de seus bairros ou diretamente o responsável pelo programa no município, professor Marlão Damasceno, das 13h30 às 17h, na Secretaria de Educação
Os que pretendem lecionar também podem procurar a secretaria, no mesmo horário. Para ser alfabetizador do programa ou coordenador de turma são possíveis duas condições: ser educador efetivo da rede pública, ter cursado, no mínimo, o Ensino Médio completo. É necessário que tenha disponibilidade e tempo para dar as aulas nos horários estabelecidos com os alunos e participar das reuniões semanais com o coordenador, além de habilidade para a Educação de Jovens e Adultos.
Instituído pelo Ministério da Educação (MEC), desde 2003, o PBA atua na alfabetização e continuidade do desenvolvimento da escolaridade de jovens, adultos e idosos de todo o país. Em Sinop, o programa tem como público alvo todo e qualquer cidadão analfabeto que possua 15 anos ou mais, objetivando universalizar a educação. Para isso, o PBA local é constituído por turmas de alfabetização com duração de 8 meses com um total de 320h/a distribuídas em 2 horas e meia diárias (4 dias por semana) ou 2 horas diárias (5 dias por semana) totalizando 10 horas aulas semanais.