Entre 3.200 projetos desenvolvidos por milhares de escolas do Brasil, uma iniciativa de uma escola municipal de Lucas do Rio Verde foi escolhida para representar a Região Centro-oeste no 7º Prêmio Professores do Brasil. “Quando a arte é feita com ludicidade, a adaptação acontece com tranquilidade” foi desenvolvido este ano com as crianças do infantil III, do Centro de Educação Infantil Anjo Gabriel.
A professora Juliana Alexandretti explica que a ideia surgiu de um problema que acontece todos os anos, a dificuldade de adaptação dos alunos nos primeiros meses do ano letivo. “São crianças que choram por não querer ficar na escola e muitas demoram a se adaptar a nova rotina. É uma situação difícil para os professores, pais e até para as crianças.”
Segundo a professora Marleni Brautigan, o projeto consiste em atividades lúdicas como pinturas, desenhos, jogos, brincadeiras e confecção de brinquedos a partir de materiais reutilizáveis. “A ideia é facilitar a socialização dos alunos para que eles se sintam mais seguros e consigam desenvolver as habilidades.”
A premiação será dia 12 de dezembro, em Brasília. Serão escolhidos os melhores projetos do Brasil nas categorias, Temas Livres e Temas Específicos, dentro de cada segmento da educação. O prêmio é promovido pelo Ministério da Educação e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pelo desenvolvimento de experiências pedagógicas que visam melhorar a qualidade da educação básica.