Pouco mais de 3,4 mil pessoas farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) amanhã, em 27 instituições de Mato Grosso. As provas, com quatro horas de duração, terão início às 13h e serão encerradas às 17h (de Brasília). Será avaliado o desempenho dos estudantes de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia, além cursos dos cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.
De acordo com assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), participarão da prova estudantes de bacharelado que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014; que tenham concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição, encerrado em 16 de agosto; acadêmicos de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro deste ano; e de cursos superiores de tecnologia que tenham concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição. A divulgação do boletim de desempenho dos participantes do exame deste ano está prevista para o segundo semestre de 2014.
Conforme o instituto, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004. O objetivo do exame é avaliar cursos de graduação a partir da verificação de competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em sua formação, de acordo com as características do perfil profissional exigido.