Faltando um dia para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos devem optar pelo descanso nas horas que antecedem as provas. Ficar longe dos livros, apostilas, regrar a alimentação de produtos gordurosos e aproveitar a noite de sono são dicas que podem fazer a diferença no momento em que estiverem lendo e respondendo as questões. Em Mato Grosso, 159,4 mil pessoas irão realizar as provas no sábado e domingo (26 e 27), a maioria (59%) mulheres jovens e adultas que pretendem ingressar no ensino superior.
O trabalho de anos de estudo é concentrado em poucas horas e a ansiedade é natural no período que antecede as provas. A expectativa envolve não só os candidatos, que estão concluindo o ensino médio como estudantes, que nos últimos meses se dedicaram a um curso específico.
As dicas de professores é relaxar e reservar um tempo para descanso antes das provas. Estudar conteúdo neste momento é insuficiente, diz o diretor pedagógico de uma escola particular, Athos Aranis. A orientação que ele oferece aos alunos é se alimentar adequadamente e dormir regularmente para amanhã acordar disposto para o dia da 1ª etapa do exame.
Ciências Humanas e Ciências Naturais são os temas das 90 questões que fazem parte do caderno no sábado (26). Os candidatos terão 4 horas e meia para ler e responder às perguntas, que serão avaliadas de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI). A metodologia diferenciada leva em conta a coerência entre as respostas e considera elas como um todo no momento de avaliação da prova.
Athos explica que os alunos que praticaram o modelo de prova do Enem por meio dos simulados durante o ano poderão ter mais facilidade para responder às questões. O equilíbrio na utilização do tempo máximo previsto da prova é importante para não se perder, já que as questões são longas e precisam de leitura.
No 2º dia de prova, os candidatos deverão ter mais disposição para enfrentar as 90 questões de Linguagens e Matemática, além da redação. Para concluir a prova, será disponibilizada 1 hora a mais do que no primeiro dia. O diretor pedagógico diz que o Enem é, além de um teste de conhecimento, também de preparo físico e mental. “É natural a ansiedade nessa hora”.
Diretora da Escola Estadual Liceu Cuiabano, Maria Antônia da Silva diz que a última aula, antes do Enem, será de orientações. “A partir de agora é só relaxar, fazer alimentação mais líquida e ficar tranquilo”. Durante a semana, os professores se reuniram com os estudantes e fizeram revisões de conteúdo.
Das 16 turmas de 3º ano da unidade escolar, cerca de 300 estudantes irão prestar o Enem. Maria conta que além das universidades públicas, os estudantes buscam ingresso no ensino superior particular por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
A Escola Liceu Cuiabano preparou candidatos e será um dos locais de prova do exame. Estão inscritas 1.140 pessoas para realizar as provas no prédio, que fica localizado na região central da capital.