O presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, na Assembleia Legislativa, deputado Alexandre César (PT), e o líder do governo no Legislativo, Hermínio J. Barreto (PR), acreditam que o governador Silval Barbosa (PMDB) deve atender a reivindicação dos professores estaduais que, estão em greve há quase um mês. A análise dos parlamentares ocorreu, hoje, durante reunião da comissão. "Estamos acompanhando as conversações entre o governo e os profissionais do ensino. Acredito que o governo atenderá a categoria pelo menos com os percentuais próximos do reivindicado", afirmou Alexandre.
De acordo com J. Barreto, em uma conversa que teve com o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, o Executivo deverá solucionar o impasse ainda nesta semana, após apresentação de uma nova planilha de reajustes criada pelo governo. "Com certeza que o governo vai atender a categoria com percentuais dentro da realidade da arrecadação estadual".
Conforme Só Notícias já informou, os trabalhadores da rede estadual de ensino realizam ato público, amanhã, às 14h, em Cuiabá. Vários trabalhadores estão acampados ao lado da sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no Centro Político e Administrativo (CPA), na capital.
A pauta de reivindicações envolve: política que vise dobrar o poder de compra dos educadores em até 7 anos; realização imediata de concurso público; chamamento dos classificados do último concurso; garantia da hora-atividade para interinos; melhoria na infraestrutura das escolas; aplicação dos 35% dos recursos na educação como prevê a Constituição Estadual; autonomia da Seduc nos recursos devidos na área.