Professores da rede estadual, que estão em greve desde segunda-feira da semana passada, estão liberando agora o tráfego na BR-163, na região de Santa Elvira, cerca de 30 quilômetros do centro de Rondonópolis. A confirmação foi feita, ao Só Notícias, pela Polícia Rodoviária Federal. Eles haviam bloqueado a rodovia fazendo várias reivindicações como reforma urgente da escola do distrito Santa Elvira e também para reforçar o movimento estadual cobrando do governo a melhorar seus salários, destinar 35% da arrecadação de impostos no Estado para aplicar na educação, convocar aprovados em concurso público e outras questões. A interrupção durou cerca de 3 horas. Não foram confirmados quantos quilômetros chegou o congestionamento, nem se há nova previsão de interrupção do tráfego.
No Nortão, está previsto ato público dos professores de várias cidades da região, nesta 4ª feira à noite, em Lucas do Rio Verde, onde o Luverdense jogará com o Corinthians, pela Copa do Brasil. Eles devem fazer passeata até o estádio Passo das Emas para conscientizar a população dos motivos da paralisação.
Conforme Só Notícias já informou, nas recentes negociações, as secretarias de Estado de Educação e de Administração apontaram que foram firmados acordos como a chamada dos concursados, organização de um novo concurso e aprofundamento da análise financeira do Estado. O que não foi bem visto pelo sindicato da classe, que espera novos desdobramentos.
O governador Silval Barbosa manifestou que não negociará com o Sintep enquanto houver greve.
(Atualizada às 10:32h)