A fazenda experimental, Unidade de Ensino Pesquisa e Extensão (UEPE), da Universidade Federal de Mato Grosso, será inaugurada no próximo dia 23, em Santa Carmem (35 km de Sinop). A área doada pela prefeitura e a Colonizadora Sinop tem cerca de 100 hectares e às margens da rodovia Adão Scheren. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Gilmar Carlos Gorgen, a expectativa é desenvolver atividades experimentais de diversos cursos. “Como se trata de ser um órgão federal ainda depende de recursos, mas a universidade já está bem avançada e imediatamente já começam as obras no campus”, disse, em entrevista na central de jornalismo de Só Notícias. “A expectativa é que, no máximo, em dois anos a fazenda esteja constituída”, completou.
Inicialmente as atividades desenvolvidas no campus estarão relacionadas aos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.
O secretário destacou que a unidade trará muitos benefícios para a região Norte. Toda pesquisa diretamente não gera emprego, mas indiretamente a cidade será fortalecida em todos os aspectos, em função dos 3 mil estudantes circulando no município. “Isso vai gerar benefício ao comércio local e beneficiar a divulgação como cidade universitária”, acrescentou.
Conforme Só Notícias já informou, a negociação para a implantação começou em 2009. O projeto de lei foi aprovado e sancionado e 2011. Antes, os legisladores conheceram o campus que funciona em Santo Antônio do Leverger, a estrutura para pesquisa nos segmentos da agricultura e pecuária.
A agropecuária é responsável por grande para do Produto Interno Bruto (PIB) em Santa Carmem.