O Sindicato dos Servidores Técnicos da Educação Superior da Unemat (SINTESMAT) decidiu suspender temporariamente a greve na unidade, iniciada no dia 15 deste mês. Em nota, os servidores da universidade vão aguardar até o dia 15 de agosto para que o projeto de lei alterando o Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) em tramitação na Assembleia Legislativa seja aprovado e o governo realize a convocação dos servidores do último concurso público. Com isso, as aulas voltam ao normal a partir de segunda-feira (22).
Segundo o sindicato, desde que a greve foi iniciada, a adesão dos servidores ao movimento é de 100%. A Unemat tem 502 servidores, em Sinop são 50. São cerca de 16 mil acadêmicos no Estado.
O projeto com a proposta de alteração do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores técnicos-administrativos foi encaminhado, na quarta-feira (17) à tarde, para a Assembleia. Nela, o governador reafirmou a autonomia orçamentária e financeira da instituição. A lei deve ser deve votada, em agosto, após o recesso dos deputados.