Moradores de mais 22 municípios mato-grossenses poderão fazer as provas do Exame Supletivo Online, que hoje são feitas em 23 cidades onde há Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAS). A informação é da Secretaria Estadual de Educação, que visa atender as demandas existentes no Estado. Os nomes dos municípios não foram divulgados.
A assessoria informou que a expectativa é que essa ampliação possa ocorrer ainda nos segundo semestre deste ano. Em três anos de oferta do exame já foram contabilizados cerca de 200 mil agendamentos, para o processo que possibilita a certificação do Ensino Fundamental e Médio.
"Considerando que estamos em um território com dimensões continentais recebemos solicitações quanto à oferta das provas em cidades muito distantes de alguns Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas). Somos sensíveis ainda ao fato de que há municípios em que não temos registros de nenhum outro exame certificador, como Enem e o Enceja e temos de garantir a oferta. O faremos com Exame do tipo Itinerante", explicou Antônio Marcos Passos de Mattos, gerente de Organização de Exames Certificadores da Seduc.
Segundo ele, o supletivo itinerante seguirá o mesmo processo de ordenação, a partir do cadastramento, com a identificação de cada usuário por meio da leitura biométrica, disponibilidade das provas em laboratórios de informática, garantindo a celeridade do processo e total transparência. "Trabalhamos no processo de organização e aquisição de novos materiais que irão possibilitar a execução do Exame Itinerante", finalizou.