PUBLICIDADE

Mais da metade dos alunos em MT tem dificuldade de leitura

PUBLICIDADE

Os dados da Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, a Prova ABC, divulgados, esta semana, apontam que 45,1% dos alunos do 3º ano do ensino fundamental apresentam capacidade de leitura. O exame nacional avaliou, no final do ano passado, mil alunos. O resultado foi o menor da região Centro-Oeste.

A prova permite diferenciar o aluno que está aprendendo a ler e escrever daquele que já lê e escreve de tal forma que possa seguir aprendendo. No Brasil, o índice ficou em 44,5%. Foram 54 mil crianças do 2º e 3º ano em 600 municípios.

Só Notícias apurou que, em matemática, o percentual dos alunos que atingiram 175 pontos (máximo) foi ainda menor, 28,9%. O objetivo foi distinguir o aluno que ainda não domina os conceitos básicos da disciplina daquele que já tem condições de compreender situações numéricas e pode seguir adiante na aprendizagem. O resultado nacional foi de 33,3%.

Na prova de escrita (redação), que avaliou adequação ao tema e ao gênero, coesão, coerência e registro (grafia das palavras, adequação às normas gramaticais; segmentação de palavras e pontuação), a escala foi de zero a 100. O desempenho esperado, segundo a iniciativa Todos Pela Educação, que realiza a avaliação, é de 75 pontos. Porém, apenas 37,5% das crianças atingiram a meta. No país 30,1% apresentaram resultado satisfatório.

A prova foi aplicada na rede pública e privada.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogadas até semana que vem inscrições no vestibular de tecnologia em Teatro em MT

As inscrições no vestibular do curso superior de Tecnologia...

Sinop: livro ‘Memórias Vivas de Uma Cidadania Ativa’ será lançado hoje

O livro "Memórias Vivas de uma Cidadania Ativa: Histórias...

IFMT aumenta vagas remanescentes em cursos de bacharelado em Lucas, Sorriso e mais cidades

Estão abertas as inscrições para as 258 vagas remanescentes...

Seduc amplia prazo da rematrícula de estudantes da rede estadual em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação (Seduc) estendeu novamente o...
PUBLICIDADE