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Mais da metade dos alunos em MT tem dificuldade de leitura

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Os dados da Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, a Prova ABC, divulgados, esta semana, apontam que 45,1% dos alunos do 3º ano do ensino fundamental apresentam capacidade de leitura. O exame nacional avaliou, no final do ano passado, mil alunos. O resultado foi o menor da região Centro-Oeste.

A prova permite diferenciar o aluno que está aprendendo a ler e escrever daquele que já lê e escreve de tal forma que possa seguir aprendendo. No Brasil, o índice ficou em 44,5%. Foram 54 mil crianças do 2º e 3º ano em 600 municípios.

Só Notícias apurou que, em matemática, o percentual dos alunos que atingiram 175 pontos (máximo) foi ainda menor, 28,9%. O objetivo foi distinguir o aluno que ainda não domina os conceitos básicos da disciplina daquele que já tem condições de compreender situações numéricas e pode seguir adiante na aprendizagem. O resultado nacional foi de 33,3%.

Na prova de escrita (redação), que avaliou adequação ao tema e ao gênero, coesão, coerência e registro (grafia das palavras, adequação às normas gramaticais; segmentação de palavras e pontuação), a escala foi de zero a 100. O desempenho esperado, segundo a iniciativa Todos Pela Educação, que realiza a avaliação, é de 75 pontos. Porém, apenas 37,5% das crianças atingiram a meta. No país 30,1% apresentaram resultado satisfatório.

A prova foi aplicada na rede pública e privada.

 

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