Os acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso passam a contar com novos auxílios para garantir a permanência nos cursos de graduação. Hoje, o Conselho Universitário aprovou os auxílios alimentação e moradia de R$ 180 e 250, respectivamente, que podem ser cumulativos com outras bolsas já concedidas pela instituição. A quantidade de auxílios a serem concedidos serão definidos em edital a ser lançado no segundo semestre deste ano, mas a expectativa é que ultrapassem 400.
O reitor Adriano Silva disse que "é mais uma conquista no campo estudantil, queremos ir avançando na política de assistência ao estudante dando as condições para que eles possam se dedicar ao ensino, à pesquisa e à extensão".
Dados da Unemat revelam que 75% dos acadêmicos da institutição são oriundos de escolas públicas. Muitos acabam desistindo de continuar seus estudos por dificuldades financeiras. "Temos nos preocupado muito com a qualidade dos nossos cursos, em garantir as condições necessárias para as atividades pedagógicas, mas também nos preocupamos em garantir a permanência do acadêmico na universidade, por isso esses investimentos que devem continuar ocorrendo na Unemat. Nós já temos outras conquistas como o seguro de vida 24 horas, além das diferentes modalidades de bolsas financiadas com recursos da Unemat ou de outros órgãos de fomento como o CNPq e a Fapemat", diz o reitor.