Os 11 coordenadores de campi da Universidade do Estado de Mato Grosso e a reitoria começaram, hoje, planejar a expansão de cursos, contratações de mais profissionais, estruturação dos campi a partir da aprovação da emenda constitucional que vinculou o orçamento da Unemat ao orçamento do Estado. Quanto maior a arrecadação, maior será o repasse. Eeste ano, por exemplo, já terá repasse de R$ 205 milhões.
O reitor Adriano Silva, destacou que a aprovação da emenda constitucional é um marco histórico e vai garantir a possibilidade de planejar e executar as ações. Além disso, com a aprovação da lei, outras ações importantes que dependem de orçamento da Unemat agora podem ser colocadas em ações.
As discussões agora são em quatro pontos fundamentais: a forma como a emenda constitucional modifica o cenário e a perspectiva de crescimento e consolidação da Unemat; concurso público para professores; posse dos técnicos administrativos já aprovados em concurso público e o planejamento de investimentos nos campi. "Nós temos uma demanda represada por investimentos em todos os campi, isso porque o orçamento da Unemat antes da emenda constitucional sofria contingenciamentos e com isso o planejamento acabava não sendo realizado. Agora nós temos a garantia de poder realizar os investimentos necessários", explicou o reitor Adriano, através da assessoria.
Sobre o concurso público docente, a reitoria explicou aos coordenadores que o edital está em vias de ser publicado. A posse dos profissionais técnicos administrativos foi autorizada para 113 profissionais.