O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, agora há pouco, o balanço das primeiras 24 horas de incrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 800 mil já se inscreveram. As inscrições iniciaram, ontem, e podem ser feitas até dia 27, às 23h59, pelo site específico.
A taxa de R$ 35 pode ser paga até dia 29. Os estudantes da rede pública ficam isentos da taxa. As provas serão aplicadas em outubro, nos dias 26 e 27 (sábado e domingo), a partir das 13h (horário de Brasília).
Conforme Só Notícias já informou, o Enem avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio. Desde 2009, o resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.
A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras e, também, para regularização da situação estudantil nos casos de pessoas com mais de 18 anos e que não concluíram o referido ensino. Com o resultado, eles podem requisitar a certificação de conclusão ou declaração parcial para aproveitamento de estudos do ensino médio.
No certame do ano passado, mais de 136 mil pessoas se inscreveram somente em Mato Grosso. No país, foram mais de 5,7 milhões de candidatos.