As negociações das propostas de aumentos salariais feitas, nos últimos dias, foram apresentadas, agora há pouco, formalmente ao Sindicato dos Servidores Trabalhadores na Educação Pública de Mato Grosso (Sintep-MT). O encaminhamento foi feito pela prefeitura expondo que atendeu a um dos pedidos, que é a redução de carga horária, de 30 horas, para o pessoal de apoio educacional 1, sem a redução de salário. O Sintep quer 30 horas para todos (a maioria trabalha 40h/semanais). Também foi apresentada proposta criando grupo de estudos, formado por 12 membros, que deverá analisar o orçamento da Secretaria Municipal da Educação.
Devem compor o grupo, membros da secretaria, Departamento de Recursos Humanos, Sintep, Conselho do Fundeb, Conselho Municipal da Educação e Poder Legislativo. Os trabalhos devem começar após a indicação dos nomes. Consta na proposta que, com a análise finaceira, sendo possível “sejam implantadas as mudanças solicitadas pela categoria”.
O Sintep deve analisar o documento, amanhã, em uma reunião geral, para decidir se a greve, iniciada no dia 26, será suspensa.
Conforme Só Notícias já informou, o sindicato quer a equiparação salarial de 30 horas semanais a todos os cargos (apoio, administrativo e técnico educacional). Porém, a prefeitura alega que isso causaria um impacto de cerca de R$ 20 milhões e “no momento o município não tem condições”. A categoria também reivindica que o reajuste de 6,2% retroativo (janeiro a março) seja pago em única parcela, na folha deste mês. No entanto, a administração se propõe a pagar em seis vezes.
Na sexta-feira (3), a justiça concedeu liminar para que os trabalhadores suspendam a greve e retornem ao trabalho. Porém, o sindicato decidiu por manter o movimento grevista e entrar com recurso ainda essa semana. Atualmente, onze escolas funcionam normalmente. São elas: Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno (1.133 alunos); Uilibaldo Vieira Gobbo, Valmor Copatti (85); Carlos Drumond (119); José Reinaldo (308); Silvana (107); Centro Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato (358 alunos); Vinícius de Moraes (191); Creche Alvorada (239); Camping Clube (116); São Francisco (159);