O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra da União Educacional Cândido Rondon (Unirondon), com sede em Cuiabá, pela Editora e Distribuidora Educacional S.A., uma subsidiária integral da Kroton Educacional. A votação foi por unanimidade. No entanto, o órgão impôs o fechamento de um acordo, entre as duas empresas, cujos itens são confidenciais.
O relator do caso, conselheiro Marcos Paulo Veríssimo, disse que o caso foi diferente de outros casos que passaram pelo órgão. Na maioria dos processos, as unidades vendidas tem poucos alunos nos cursos matriculados. Todavia, neste caso era inverso. Segundo ele, nos cursos de Pedagogia e Enfermagem, por exemplo, há 42% e 49%, respectivamente, de estudantes participantes
O negócio foi fechado em maio do ano passado, mas dependia da aprovação do Cade para ser concretizado. A Kroton fechou a compra da Unirondon pelo preço de R$ 22 milhões. A aquisição inclui também um imóvel em Cuiabá. Nele atualmente são desenvolvidas as operações do Centro Universitário Cândido Rondon, com uma área total de 38,5 mil metros quadrados. Com a Aquisição, a Kroton passa a contar com 46 campi, em 33 municípios, distribuídos em 9 estados.
Em 2010, o grupo Kroton adquiriu o grupo Iuni Educacional (ex-Unic), que atua em seis estados e atende a mais de 53.500 alunos. A venda foi estipulada em R$ 600 milhões.