PUBLICIDADE

Plano educacional em Sinop visa fortalecer laços da família e escola

PUBLICIDADE

A Secretaria de Educação está organizando a última etapa do planejamento do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) para implantar o planejamento estratégico proposto pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, com metas a curto e médio prazos que devem ser colocadas em prática até 2017. A equipe técnica da secretaria esteve reunida ontem, na Escola de Governo, para finalizar o plano deste ano. Segundo a coordenadora do PDI da Secretaria de Educação, Alexandra Cortes, além de valorizar mais os profissionais também estreita os laços com a comunidade visando fortalecer o vínculo da família com a escola.

Para elevar a qualidade da educação foram levantados três indicadores para direcionar o estudo: o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), a Cobertura Potencial da Educação Infantil, e a Cobertura Potencial do Ensino Fundamental. Para cada um dos indicadores foram traçadas as iniciativas e conseqüentemente, definido o plano de ação. “Esse planejamento irá nortear a organização interna da secretaria para efetivar as ações, buscando atingir o objetivo da educação que é garantir uma educação de qualidade”, disse, através da assessoria.

O IDEB, por exemplo, é calculado pela taxa de rendimento escolar (aprovação) e média de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). A equipe da Secretaria de Educação avaliou, dentre outras iniciativas, a necessidade de fortalecer a política de formação continuada e implantar um sistema de avaliação pedagógica para a Rede Municipal de Educação para superar a meta do IDEB em 2013, que seria de 5.1 para 5.2, nos anos iniciais e para os anos finais, 4.8.

Para a Educação Infantil, que atinge crianças com até 5 anos, a equipe da secretaria quer o fortalecimento da equipe multiprofissional, ampliar o atendimento da educação infantil em parceria com instituições, implantar o tempo integral nos Centro Municipal de Educação Infantil (CMEIS) e o sistema integrado municipal de controle educacional. “Para melhorar o atendimento vamos buscar a realização de vagas por unidade de educação infantil, a fim de assegurar a transparência no processo de matrícula. Outra ação é implantar Educação Infantil no campo para atender a demanda existente”, afirmou Alexandra.

A meta da Secretaria de Educação para o Ensino Fundamental é permanecer com a cobertura total de atendimento para crianças de 6 a 14 anos. A iniciativa é criar um programa de intervenção na distorção idade/série e manter a permanência do aluno. “Uma das ações é melhorar o ensino-aprendizagem de forma atrativa e significativa potencializando projetos que favoreça a permanência do aluno”, finalizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

IFMT abre inscrições para 115 vagas remanescentes em cursos técnicos

Começam nesta sexta-feira as inscrições para o processo seletivo...

Termina amanhã o prazo de matrículas da rede estadual em Mato Grosso

O prazo para matrícula na Rede Estadual de Ensino...
PUBLICIDADE