Sorriso é uma das cidades que aderiram ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos, ao fim do terceiro ano do ensino fundamental. Trata-se de um compromisso firmado entre o governo federal, estados e municípios. Seis orientadores já passaram pelo curso de formação, ministrado em Sinop no mês passado. Além deles, outros 89 alfabetizadores atuam com o benefício direto de cerca de quatro mil alunos. O lançamento oficinal aconteceu, ontem, na Câmara de Sorriso. Nova Mutum e Alta Floresta já aderiram.
De acordo com assessoria, o plano também prevê a formação continuada de professores alfabetizadores por meio de orientadores de estudo e da utilização de materiais didáticos diferenciados, como livros, manuais para os professores e jogos pedagógicos. “Por meio do PNAIC, estamos qualificando ainda mais a ação dos educadores e preparando nossas crianças no que se refere à alfabetização”, disse a secretária de Educação e Cultura, Silvana Perin Faccio, lembrando que os encontros de estudos serão realizados periodicamente e coordenados pelas orientadoras, que também passam por instrução antes de realizarem as formações.
As atividades integram diversas ações que influenciam no cotidiano escolar, desde a apresentação de materiais didáticos, que contribuem para a alfabetização, compartilhamento de gestão entre municípios, estados e governo federal, até a orientação sobre os direitos da aprendizagem e do desenvolvimento.
Participaram do lançamento o secretário de Governo, Eugênio Destri, que representou o prefeito Dilceu Rossato, os vereadores Gerson Bicego, Irmão Fontenelle e Jane Delalibera, o diretor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Claudir Von Denttz, o coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Welton Beraldo, além de representantes de instituições de ensino e entidades, orientadores e professores alfabetizadores da rede municipal de ensino.