PUBLICIDADE

Cuiabá: reitora não participa de audiência e ocupação da UFMT continua

PUBLICIDADE

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Lúcia Cavali Neder não compareceu à audiência pública promovida pelos estudantes, esta tarde, para debater sobre o fechamento de 5 casas de estudantes alugadas pela instituição nos arredores da universidade. Por esse motivo, o prédio da reitoria segue ocupado caminhando para o 9º dia consecutivo de ocupação. Os estudantes que estão se revezando em grupos entre 50 até 80 pessoas para dormir no local, continuam com a postura de não desocuparem o local até terem as reivindicações atendidas.

A audiência interna, organizada pelos líderes estudantis e amplamente divulgada pelas redes sociais, aconteceu no auditório do bloco de saúde e contou com a participação de dezenas de universitários, além professores e representantes de movimentos sindicais como a Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat) e outras entidades. Maior parte dos presentes eram representantes do Movimento de Casa do Estudante, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e moradores das 5 casas que serão entregues no dia 22 deste mês, pois os contratos não foram renovados

Conselheiro de moradia e presidente da Associação de Pós-graduandos da UFMT, Caiubi Kuhn, explica que foram debatidos entre os presentes informações divulgadas pela universidade como quantidade de vagas oferecidas nas casas e também de bolsas e auxilio-moradia, bem como os valores dos benefícios que são contestados pelos universitários. Eles argumentaram que as informações publicadas pela UFMT não condizem com a realidade “Chega a ser triste sermos ignorados pela reitora. É fácil ela dizer na mídia que está dialogando conosco e buscando solução para o problema, mas vir para o debate e responder as questionamentos nossos e dos professores, ela não quer”, lamentou Caiubi que é formado em Geologia e mestrando em Geociências.

Ele conta que audiência foi o canal para esclarecer dúvidas, mostrar e questionar dados. “Se os argumentos da reitora fossem condizentes com a realidade ela teria participado da discussão. Parte da imprensa estava aqui presente e com certeza iria ouvi-la e também registrar o que ela responderia sobre nossos questionamentos. É lamentável, porque nem sempre temos um debate aberto aqui dentro. Não queremos ficar conversando através da mídia, precisamos de um debate frente a frente com a reitoria, mas infelizmente isso está difícil”, pontuou o jovem afirmando que a ocupação da reitoria seguirá por tempo indeterminado.

Ainda sobre o assunto, os estudantes continuam usando o Facebook para expor suas ideias e motivos pela adesão ao movimento estudantil. “Reitero que essa briga não é só pela minha vaga, apesar de que após o dia 22 deste mês não sei ainda onde morarei, não sei qual vai ser o lugar que chamarei de casa; também não estou brigando para morar em uma mansão e para receber 1200 reais por mês que como disse antes são mentiras veiculadas pelo poder autoritário da atual gestão da reitoria desta universidade (quem quiser comprovar é só me procurar e mostrarei a minha casa e as condições em que ela se encontra, além do meu extrato bancário se for necessário), postou o acadêmico Bruno Henrique, em sua página.

A estudante de Geografia, Gláucia Oliveira da Silva publicou uma foto com a seguinte mensagem: “A casa do campus mal foi inaugurada e já está caindo aos pedaços…Pessoal da imprensa, tome cuidado quando for lá naquela casa porque algumas coisas estão sendo instaladas agora, pra tentar maquiar as deficiências da casa”m comentou”.

A ausência da reitora Maria Lúcia Cavali Neder na audiência, segundo a assessoria de imprensa da UFMT, foi justificada por ela através de e-mail aos organizadores do evento. Ela esteve cumprindo agenda de compromissos com o Ministério da Educação (MEC), em Brasília e segundo a assessoria, já havia avisado antes, que não poderia estar presente para dialogar com os universitários.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Revista com artigos de pesquisadores do Mato Grosso será lançada esta semana pela Seciteci

A secretaria estadual Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) lançará a...

Sinop abre vagas em cursos de qualificação no setor tecnológico

O Núcleo Tecnológico Municipal Maria Tereza da Silveira Gava...

Secretaria adia divulgação dos gabaritos de seletivo para escolas militares em MT

A secretaria estadual de Educação informou que houve uma...

Peixoto definirá aquisição de mais de 600 livros para educação infanto-juvenil

O executivo municipal em Peixoto de Azevedo (190 quilômetros...
PUBLICIDADE