O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso, Adriano Aparecido Silva, acaba de confirmar, ao Só Notícias, que o curso de Direito está aprovado para o campus de Alta Floresta. A primeira turma terá 40 vagas. O edital de vestibular deve ser publicado em abril e o vestibular está previsto para junho. O início das aulas será em agosto. As aulas devem ser ministradas à noite.
As articulações para implantação do curso iniciou há 2 anos. “A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), através do conselho estadual, foi favorável à implantação em Alta Floresta. A OAB nacional não foi. Mas ela tem contrária a nível nacional”, explicou o reitor. Ele acescentou que o Conselho Estadual de Educação decidiu que Unemat tem autonomia para criar cursos. “Analisando as estatística da OAB, dos 28 cursos jurídicos que temos em Mato Grosso, a UFMT e Unemat são as primeiras na avaliação de aprovação do exame de Ordem (para que bacharéis possam advogar)”, acrescentou Adriano.
O reitor disse que há recursos para bancar o novo curso em Alta Floresta. Ele não detalhou quanto será aplicado mas adiantou que o campus tem estrutura física e não será necessária ampliação. “Com aprovação da emenda constitucional, tramitando na Assembleia, regulamentando a emenda destinando 2,5% da receita líquida do governo estadual para a Unemat, vamos ter repasse maior e caixa para bancar os custos deste e outros cursos”, afirmou.
Alta Floresta tem cursos de Biologia, Engenharia Florestal e Agronomia com cerca de 3 mil acadêmicos.
O reitor disse que houve apoio político dos deputados Romualdo Junior (PMDB) e Ademir Bruneto (PT) para viabilização deste novo curso, junto ao governo estadual. O deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) também participou das articulações visando a instalação do curso em Floresta.
(Atualizada às 11:13h em 23/02)