O prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra (PMDB), assinou a escritura de doação de uma área de seis hectares (cerca de 60 mil metros quadrados) para implantação do campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) no município. O reitor da instituição, José Bispo Barbosa, esteve presente ao ato.
O campus de Alta Floresta faz parte do plano de expansão da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica. O IFMT conta atualmente com 11 campi, nove polos presenciais da UAB/IFMT e quatro núcleos avançados para atender aproximadamente 13 mil alunos.
A expectativa é que a sede fique pronta dentro de dois anos. No entanto, a prefeitura se comprometeu em alugar um imóvel onde serão oferecidos os cursos de nível técnico e superior. “Nossa expectativa é de que já no segundo semestre alguns cursos sejam oferecidos no IFMT nesse prédio alugado pela prefeitura e que a pedra fundamental da construção da sede do instituto seja lançada até o mês de junho”, disse o prefeito, por meio da assessoria.
O reitor do IFMT explicou como será realizada a obra no município. Ela será feita em duas etapas, na primeira será construída uma área para instalação das salas de aula, laboratórios, setor administrativo, biblioteca e um anfiteatro com capacidade para 350 pessoas sentadas. Nessa primeira etapa o investimento será de R$ 12 milhões. Já para a segunda etapa, com um orçamento próprio, a previsão é atender até 200 alunos com cursos técnicos e Programa Nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC) sendo que 50% são cursos técnicos e a outra metade é de nível superior.