Professores e funcionários das redes municipal e estadual de ensino de Várzea Grande reúnem-se nesta quarta-feira (6), às 15h, na sede do sindicato para avaliarem o início do ano letivo e definirem estratégias de luta para 2013. De acordo com a assessoria do Sintep, o principal ponto de discussão da rede municipal é a definição do calendário de pagamento dos salários atrasados. A categoria deu prazo até amanhã (6) para a Secretaria Municipal de Educação. Eles também devem definir a pauta de reivindicações deste ano.
Já os trabalhadores da rede estadual estão com indicativo de greve desde dezembro do ano passado. Eles lutam pelo o piso de R$ 1.937,36 e caso o governo não cumpra haverá paralização. A posição da categoria será levada para o Conselho de Representantes Estadual do SINTEP/MT que acontecerá nos dias 16 e 17 deste mês. A decisão sobre o indicativo de greve será tomada em assembleia geral, que será em Cuiabá, no dia 18.
Entre as reivindicações da categoria do Estado estão: horas atividades para os contratados temporariamente, ampliação dos recursos da educação (35%, conforme Constituição Estadual) e agilidade na formação profissional dos funcionários da educação.